top of page
  • tribunadoaraguaia

Festrilha no Araguaia


Foto por: Fátima Rodrigues

Neste mês de junho, o festival de quadrilhas juninas marca o reinício da realização do Festrilha, após pausa de dois anos por período pandêmico de Covid 19, promovendo o evento cultural que nasceu na região do Vale do Araguaia. O circuito quadrilheiros volta com desafio de normalidade para celebrar manifestações, com programação prevista a partir do dia 10 de junho e grande final no 24 de julho, em Nova Xavantina.


Foto por: Fátima Rodrigues

A festa comemorativa chega com alegria, diversão e muita fé. Nos arraiais, barracas de palha, bandeiras coloridas, fogos de artifícios e culinária típica. Compondo o cenário tradicional, camisas xadrez, chapéus de palha ou de couro. A apresentação artística dos grupos é embalada por trilhas de forrós, que ditam o tema.

O movimento quadrilheiro teve início no município de Serra Nova Dourada, em 2000, expandiu a formação de grupos e conquistou espaço em anos seguintes, realizando apresentação em municípios da região.

Com apoio de representação política, o evento ganhou visibilidade nacional para o Estado de Mato Grosso. Agrega benefícios culturais, contribui para geração de emprego e renda, estimulando economia regional.


A realização festiva traz emoções e romantismo, Dia dos Namorados e do santo casamenteiro, Santo Antônio, e no São João, casamento da fogueira nas festas dos arraiais. É período de diversas programações culturais e do início da temporada de praia no Araguaia. Festejos que podem difundir importância do ecossistema, riquezas em recursos hídricos e belezas naturais da fauna e flora, biodiversidade integrando atividades de meio ambiente, cultura e turismo.

Municípios que sediarão etapas do circuito: Tangará da Serra, Rondonópolis, Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças e Nova Xavantina.

16 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page